6 dicas para melhorar a saúde de suas unhas e seus cabelos


Quem não quer ter unhas e cabelos saudáveis? Além dos cuidados básicos que devemos ter, a alimentação também influencia e muito no aspecto do seu cabelo e unhas. Você sabia disso?

Uma alimentação saudável pode ajudar a evitar que os cabelos e unhas ressequem, fiquem quebradiços, afinem, ou enfraqueçam devido a falta de nutrientes. Tanto o cabelo quanto as unhas são feitas a partir da mesma proteína, a queratina, por isso uma alimentação errada pode afetar os dois ao mesmo tempo.

Na vida agitada que temos hoje, muitas vezes nem percebemos que a nossa alimentação influencia em várias coisas em nosso organismo e só pensamos na questão do peso. É justamente por isso que hoje vou passar 6 dicas para melhorar a saúde de suas unhas e seus cabelos. E se prestarmos atenção na nossa alimentação podemos mudar nossos hábitos, pois essas pequenas diferenças vão melhorar a sua saúde e aparência.
Mulher mostrando os cabelos

6 dicas para melhorar a saúde de suas unhas e seus cabelos:

  1. Não comer peixe em excesso: Comer peixe faz muito bem a saúde, ele é rico em proteína e cheio de minerais como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, além de ser fonte de vitaminas A, D e B. O ômega 3 é um ácido graxo que ele nos fornece e é altamente saudável. Saiba porque a gordura e os ácidos graxos são muito importantes para a perda de peso em Quer perder peso (emagrecer)? Coma Gordura! Contudo nada em excesso faz bem. Alguns peixes têm alto nível de mercúrio, o que pode levar a perda de cabelo. Então evite comer peixes em excesso. Prefira Salmão e camarão que tem baixos níveis de mercúrio.
  2. Evitar açúcar: Da mesma forma que o açúcar prejudica a pele ele também afeta seus cabelos e unhas. Comer doces faz com que o açúcar no sangue aumente. Este aumento de açúcar faz com que o organismo produza mais insulina, ele também aumenta o nível de androgênio, que pode fazer o folículo piloso encolher em homens e mulheres. Portanto evite o excesso de ingestão de açúcar.
  3. Evitar alimentos com alto índice Glicêmico: Pães brancos ricos em amido, massas e bolos provocam uma resposta semelhante ao açúcar no organismo e pode levar a queda de cabelo. Pesquisas mostram que uma dieta com alto índice glicêmico pode aumentar os níveis de andrógenos, enquanto que uma dieta de baixo índice glicêmico pode reduzi-los. Para entender melhor sobre índice glicêmico leia: [Conceitos] Entenda de Índice Glicêmico para emagrecer
  4. Evitar excesso de vitamina A: Em grandes quantidades a vitamina A pode levar a perda de cabelo. Suplementos de vitamina A podem conter esta vitamina em excesso, é bom analisar bem qual você está tomando. Esta vitamina também pode ser encontrada em alguns medicamentos, por isso a queda de cabelo ocorre em alguns tratamentos.
  5. Ingerir mais proteína: As unhas e os cabelos são feitos de proteína, por este motivo se a sua dieta for baixa neste nutriente, você poderá acabar ficando com unhas e cabelos quebradiços ou tendo queda de cabelo. Lembrando que a proteína não vem somente da carne, há outros alimentos que contêm proteína como: grãos, espinafre, lentilha, ovos, entre outros. Para quem é vegetariano segue outra dica, você pode encontrar alimentos com aminoácidos específicos que criam queratina, chamada cistina que podem ser encontrados em: brócolis, pimentão vermelho, entre outros.
  6. Ingerir mais ferro e zinco: Nem sempre que tiver manchas brancas nas suas unhas quer dizer que há excesso de cálcio. Muitas vezes isso pode indicar que falta zinco na sua dieta. Zinco e ferro que são encontrados juntos naturalmente em carnes vermelhas e alguns frutos do mar e são essenciais para a formação de queratina. A falta deles pode então causar problemas nos cabelos e unhas. Para os vegetarianos ferro e zinco podem ser um desafios para sua dieta, porém eles são encontrados em alguns grãos.

Conclusão

Como vimos, a alimentação influencia totalmente na sua saúde e não pode ser diferente com a saúde de seus cabelos e unhas. Não é tão difícil seguirmos essas dicas. Praticamente gira em torno de excesso ou falta de algum alimento. O equilíbrio é a melhor forma para manter nossa saúde.

Gostou das dicas de hoje? Deseja compartilhar sua opinião? Ficaremos bastante felizes em ouví-lo. Obrigada!

 

FONTE: http://docedieta.com/beleza/6-alimentos-prejudicam-unhas-cabelos/

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